Rafael Nadal: O adeus a uma lenda

Escrito por

O tenista espanhol de 38 anos, Rafael Nadal, anunciou na manhã de dia 10 de Outubro a sua reforma do ténis profissional através das suas redes sociais. Rafa Nadal, como é por todos conhecido, é uma das maiores inspirações deste desporto e como tal, vai sem dúvida deixar eternas saudades.

Rafa conquistou o seu primeiro Grand Slam – Roland Garros em 2005 com apenas 19 anos de idade e se restavam algumas dúvidas sobre o talento desta grande estrela foram então, sem dúvida, cessadas nesse momento. A partir desse histórico dia, Nadal continuou a progredir na carreira ganhando um total de 22 Grand Slams, sendo 12 desses troféus conquistados no torneio Roland Garros. Rafa é também o único jogador do desporto que alguma vez somou tantas vitórias num único Grand Slam, e é por isso que o seu amor por este torneio não passou despercebido pelo espectadores e obteve o apelido de “O rei da argila”.

Mas não foram apenas as suas vitórias que conquistaram o coração do público, também a elegância com que sabia ser derrotado, o seu amor tão transmissível pelo desporto e a sua garra única, foram motivos pelos quais hoje nos encontramos tão emocionados pelo seu adeus ao desporto que tanto lhe deu e pelo qual tanto lutou.

No seu vídeo de despedida Rafa agradece à sua família e equipa pelo apoio incondicional que sempre lhe deram, bem como aos seus maiores rivais: o também já reformado, Roger Federer, por quem desenvolveu uma grande amizade e também a Novak Djokovic. Com eles, acrescentou Nadal, viveu imensas horas memoráveis para a sua vida.

Por fim, promete ainda voltar uma última vez aos grandes palcos do ténis no torneio da Davis Cup, que ocorrerá entre 19 a 24 de Novembro e onde teremos a oportunidade de presenciar uma vez mais a magia que é ver o lendário Rafael Nadal jogar. Lá esperaremos por ele, com muita ânsia e já saudade e sobretudo muito fervor em voltar a ver a forma apaixonante como Nadal vive o ténis.

Obrigada por tudo Rafa e até breve.

Rafael Nadal (Fonte: Express Co)

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Margarida Simões

Editado por: José Pereira

Deixe um comentário