JOMO- A Alegria da Reconexão

Escrito por

Nas redes sociais, poucos são alheios ao conceito FOMO (Fear Of Missing Out)  que, de forma simples, se traduz no medo de perder experiências, muitas vezes, existentes apenas no universo digital e sem qualquer vínculo pessoal. Atualmente, emerge o conceito oposto denominado por JOMO (Joy Of Missing Out), que convida à reflexão da importância de o adotarmos como um estilo de vida.

“Como adoraria estar neste evento!”, “Parece que todos estão a viver mais do que eu…”, “Não posso desligar, tenho que estar atualizado/a de tudo” , são frases que correm incessantemente na mente de quem sofre de FOMO.

Com isto, a comparação permanente exige que as vítimas de FOMO estejam sempre ligadas, a “vivenciar” as experiências do outro como forma de preencher o vazio por não serem os protagonistas das suas próprias histórias. Ironicamente, as redes sociais, que inicialmente promoviam a conexão transpondo distâncias, geraram o efeito oposto – a desconexão e o distanciamento, dominando a apatia e a despersonalização.

Contudo, há boas notícias. Os mesmos jovens aterrorizados pela “ansiedade moderna”, são agora os principais difusores do conceito retroativo conhecido como JOMO (Joy Of Missing Out) que, como o nome indica, privilegia a atitude consciente do “ficar de fora” e do desligar em troca da alegria do reencontro consigo mesmo e, consequentemente, com os outros. E o mais interessante é que a adesão tem sido significativa – e ainda bem.

Pensando bem, o JOMO nada mais é que saber conviver consigo mesmo: saber quem somos no íntimo, os nossos gostos, limites e fronteiras. É o exercício profundo de introspecção, tendo a certeza inabalável de que somos capazes de produzir a beleza presente na poesia, na música e no desenho, e de descobrir a ciência por detrás do desconhecido que tanto nos fascina, onde exercemos a racionalidade que nos distingue.

JOMO é reconhecer que cada um é protagonista da sua própria história e que a junção de várias histórias criam memórias que levamos para a vida e que podem, inclusive, ser motor de mudança. É saber viver, estar presente e, mais que isso, valorizar a alegria da reconexão. JOMO é um estilo de vida intrínseco ao ser humano, do qual somos intensamente dependentes.

Se ainda não tens um “New Year Resolution”, considera sair do telemóvel e reconectar com o real – JOMO chegou como a nova trend que veio para ficar.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Fonte de imagem de capa: JOMO

Escrito por: Melissa Figueiredo

Editado por: Leonor Oliveira

Deixe um comentário