Sporting segura liderança do campeonato com goleada repleta de marcas históricas

Escrito por

Para além de recuperar o caminho às vitórias após a eliminação da Taça da Liga e de assegurar a liderança isolada da I Liga, a equipa liderada por Rubén Amorim escreve um capitulo histórico – última goleada desta dimensão (8-0) remonta a 50 anos atrás.

O Sporting, que vinha de uma derrota, com a eliminação na meia final da Taça da liga, contra o SC Braga e falhando a possibilidade de disputar o troféu, recebia o Casa Pia em Alvalade para a 19ª jornada, obrigado a vencer de forma a manter a liderança isolada da Liga – uma vez que, instantes antes, na Reboleira, o Benfica tinha acabado de golear o Estrela da Amadora por 4-1.

Desde os primeiros minutos, o  jogo foi marcado pelo domínio absoluto do Sporting, que não demorou a explorar as vulnerabilidades defensivas dos ‘Gansos’.  Em apenas 14 minutos, o marcador foi desbloqueado – na sequência de um livre por Nuno Santos, Coates, de cabeça, marcou o primeiro golo da partida. O segundo chegou, aos 23 minutos por Gyӧkeres, encostando para a baliza o passe de Pedro Gonçalves. Como “não há duas sem três”, dois minutos depois (25′), era Pedro Gonçalves quem marcava o 3-0.

Ainda na primeira parte, o Sporting chegaria a uma mão cheia de golos, com o fenómeno Gyӧkeres a abrir caminho. O avançado sueco foi derrubado por João Nunes na grande área, resultando numa grande penalidade. Na conversão, Gyӧkeres não desperdiçou a oportunidade e bisou na partida, chegando aos 15 golos na I Liga (23 em todas as competições). Feito que o coloca no topo da lista de melhores marcadores do campeonato. Trincão, aos 43′ atirou de primeira para elevar a vantagem dos Leões aos 5-0.

No início da segunda parte, o Casa Pia teve possibilidade de marcar, mas a bola cabeceada por Clayton saiu na direção de Adán, desperdiçando a oportunidade. Face ao resultado, Rúben Amorim, mexeu na equipa, lançando Geny Catamo, de regresso após participação na CAN. Em poucos minutos (64′) não só fez o 6-0, como assistiu Coates, que bisava na partida, para 7-0. Nos últimos instantes da partida, Trincão (90+4′) consolidou o resultado com um remate de fora da área. Estava feito o 8-0.

Janela para o passado: 1974 vs Oriental (8-0)

Recuamos 50 anos, até 1974, a um país pintado de verde e branco pela conquista do campeonato pelo Sporting, mas também marcado de vermelho pelos cravos, símbolos do fim da ditadura em Portugal. Na época de 1973/74, os Leões brilharam ao vencer por 8-o em duas ocasiões: frente ao já extinto Montijo e o histórico Oriental. No próximo dia 17 de fevereiro, fará exatamente 50 anos desde a última vez que o Sporting venceu no campeonato com uma diferença de oito golos, destacando-se como figura central o avançado argentino Héctor Yazalde, que acumulou 11 golos nesses dois jogos – 6 ao Montijo e 5 ao Oriental. Entretanto, passaram-se cinco desde 2018/19, última vez que os leões marcaram oito golos num jogo para o  campeonato, quando venceram a B SAD por 8-1.

Deixe um comentário