Tudo o que precisas de saber sobre a 60ª edição do Festival da Canção

A apresentação da 60ª edição do Festival da Canção decorre no ano em que a RTP celebra o seu 69º aniversário. A edição de 2026 do programa de entretenimento mais duradouro da televisão portuguesa promete ser histórica. O Jornal desacordo esteve presente para trazer todas as novidades e os testemunhos dos envolvidos este ano.

A concurso estão originais de 16 autores: 8 convidados pela RTP (André Amaro, Bandidos do Cante, Bateu Matou, Cristina Branco, Djodje, EVAYA, Inês Sousa, Marquise); 6 selecionados através da livre submissão de canções (AGRIDOCE, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes, Jacaréu, Rita Dias, Sandrino); um autor selecionado pelo público, através da “Prova de Acesso” (Dinis Mota); um autor escolhido pelo vencedor da última edição (Nunca Mates o Mandarim), sendo esta uma das grandes novidades desta edição. Os vencedores da última edição e, por conseguinte, que fizeram esse convite, foram os NAPA.

Foi também na sessão de apresentação que as 16 canções e respetivos intérpretes foram revelados, sendo estes: Onde Quero Estar – AGRIDOCE (composto pelo trio Guida, Joana Banza e Sofia Jorge) ; Dá-me a Tua Mão – André Amaro; Rosa – Bandidos do Cante (grupo composto por Miguel Costa, Duarte Farias, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Francisco Pestana); Nos Teus Olhos – Bateu Matou (supergrupo formado por Ivo Costa, Quim Albergaria e Riot (Rui Pité); Canção do Querer – Cristina Branco, interpretada por João Ribeiro; Jurei – Dinis Mota; Pertencer – Djodje, interpretada por Mário Mata; Sprint – EVAYA (Beatriz Bronze); Co-Piloto – Francisco Fontes; Doce Ilusão – Gonçalo Gomes; Um Filme ao Contrário – Inês Sousa; O-pi-ni-ão – Jacaréu, interpretada por Jacaréu e Ana Margarida; Chuva – Marquise (grupo composto por Mafalda Matos, Matias Ferreira, Miguel Azevedo, Miguel Pereira); Fumo – Nunca Mates o Mandarim (banda composta por João Amorim, João Campello e Manuel Dinis); Não Tem Fim – Rita Dias, interpretada por Silvana Peres; Disposto a Tudo – Sandrino.

As semifinais e a grande final também já têm datas marcadas. A 1ª semifinal terá lugar a 21 de fevereiro, reunindo as Agridoce, Evaya, Marquise, Djodje, Dinis Mota, Bateu Matou, André Amaro e Nunca Mates o Mandarim. Esta será apresentada por Vasco Palmeirim, Catarina Maia e Alexandre Guimarães. Já a 2ª semifinal ocorrerá no seguinte sábado, a 28 de fevereiro, onde constarão as propostas dos Bandidos do Cante, Cristina Branco, Inês Sousa, Sandrino, Jacaréu, Francisco Fontes, Gonçalo Gomes e Rita Dias. A apresentação será garantida por Filomena Cautela, Catarina Maia e Alexandre Guimarães. Finalmente, a grande final realizar-se-á a 7 de março, contando com a presença dos quatro apresentadores

A Antena 1 é novamente a rádio oficial e, ao longo destas semanas, todas as canções irão tocar o mesmo número de vezes e em horários semelhantes. Os originais estão também disponíveis no YouTube do Festival da Canção, bem como nas plataformas de streaming.

Manda a tradição que o vencedor do festival represente Portugal na Eurovisão desse mesmo ano. No entanto, devido ao escalar do conflito na faixa de Gaza e à participação de Israel na Eurovisão, 13 dos 16 autores já assumiram que não representarão Portugal na 70ª edição do Festival da Canção da Eurovisão, na eventualidade de ganharem o Festival da Canção Português. Até ao momento, apenas André Amaro e Os Bandidos do Cante confirmaram a sua participação na Eurovisão, caso sejam escolhidos; Já Sandrino ainda não se comprometeu com uma posição sobre esta questão.

Fonte oficial da RTP terá dito ao semanário Expresso, em dezembro, que “a RTP vai organizar o Festival da Canção e estará no Festival da Eurovisão. Se não for com o concorrente que ficar em primeiro lugar no Festival da Canção, poderá recorrer a outros participantes“.

Adicionalmente, após alterações ao regulamento do Festival da Canção este ano, não é certo que tenha de ser o vencedor do Festival da Canção a representar a RTP na Eurovisão, ficando apenas habilitado a tal.

Uma das grandes novidades desta edição é a sua nova localização. Este ano, o Festival da Canção terá lugar nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço de Arcos, em Oeiras. O público terá a oportunidade de assistir à grande final, mediante inscrição prévia online. As inscrições abrem a 01 de fevereiro, no site do Festival da Canção (rtp.pt/festivaldacancao), e os lugares são limitados.

É ainda de destacar outra estreia desta edição: pela primeira vez na história do Festival, será introduzida a votação online. O voto realiza-se através do site do Festival, tendo o mesmo custo e peso do voto eletrónico.

No que toca a novidades, curiosidades e bastidores, os fãs podem ainda acompanhar as redes sociais do Festival e o podcast oficial, Falar pelos Dois, apresentado por Andreia Rocha e Bernardo Pereira.

Fonte da Imagem de Capa: Maria Francisca Salgueiro

Escrito por: Maria Francisca Salgueiro

Editado por: Margarida Simões

Deixe um comentário