O que ninguém nos contou sobre crescer

Escrito por

Crescer não acontece de um dia para o outro. Não vem com um manual de instruções nem com respostas claras e óbvias. Ninguém nos avisou que crescer ia ser um processo difícil com muitos altos e baixos, em que tínhamos que tomar decisões constantemente e assumir responsabilidades.

Crescer é sentirmo-nos perdidos, mesmo quando pensamos que estamos no caminho “certo”, a cumprir expectativas e a seguir planos que pareciam estar bem definidos. É perceber que mesmo com os objetivos que definimos e que se tornaram realidade, existem dias de incerteza em que questionamos todo o caminho que já percorremos e surgem dúvidas. A incerteza chega a pesar mais do que a confiança, questionamos se as escolhas que fizemos nos estão a levar para onde queremos mesmo ir ou se nos estão a levar para onde achámos que devíamos ir…

Crescer é tomar decisões sem ter certezas de nada, assumindo riscos sem garantia nem promessas de sucesso. É escolher um caminho sabendo que estamos a fechar outros. Compreendemos que a maturidade não chega quando deixamos de ter medo, mas quando avançamos apesar de o termos.

Crescer é deixar pessoas que pensávamos levar para a vida toda, para trás. Devemos aceitar que nem todas as relações resistem às mudanças, às distâncias e mesmo aos diferentes rumos que cada um segue. Aprendemos que algumas despedidas não acontecem de repente, mas em silêncios prolongados, em mensagens que deixaram de ser enviadas, em telefonemas que deixaram de existir e em rotinas que deixaram de ser compatíveis. Percebemos, com alguma tristeza, que o afastamento nem sempre significa falta de amor, mas sim que todas estamos a tentar perceber qual o nosso lugar.

Disseram-nos que crescer e atingir a maioridade nos trazia liberdade e novas experiências, mas omitiram o peso das escolhas, das responsabilidades, dos afastamentos e o medo constante de falhar. Não falaram sobre a pressão que sentimos a cada segundo nem sobre a solidão que sentimos mesmo quando estamos rodeados de pessoas todos os dias.

Crescer é perceber que nem tudo o que idealizamos e planeamos se torna realidade e está tudo bem com isso; é algo a que nos temos que habituar e garantir que não desistimos do que queremos, apenas porque há imprevistos. Tudo tem uma solução, apenas temos que nos deixar ir para onde a vida nos levar. Não saber tudo não nos torna insuficientes, torna-nos humanos.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Fonte da imagem da capa: Gerada por IA

Escrito por: Patrícia Simões

Editado por: Margarida Simões

Deixe um comentário