O início do novo ano foi marcado pelo lançamento do Podcast +365, uma proposta das Equipas de Jovens de Nossa Senhora (ENJS), cujo propósito assenta na leitura integral da Bíblia num ano, de uma maneira simples e acessível.
Este podcast – disponível em diversas plataformas digitais -, conta com episódios diários, de cerca de 20 minutos. Cada episódio contém duas ou três leituras, seguidas de uma explicação do Texto Sagrado por um Padre ou Bispo. É de salientar, que segundo as EJNS, a explicação tem o intuito de evitar que o ouvinte tome interpretações erradas e também evitar que faça a leitura da Bíblia como se de um romance se tratasse.
Deste modo, pretende-se que quem embarque neste projeto faça a leitura dos 73 livros da Escritura Sagrada, no decorrer dos 365 dias do ano, afim de melhorarem a sua relação com a Palavra de Deus, aprofundarem a fé, ou simplesmente, adquirirem conhecimento com uma base fidedigna.
O lançamento do “+365” coincide com o ano em que as EJNS completam os seus 50 anos. Nada foi feito ao acaso, pois as EJNS assumem o compromisso de viver a fé de uma forma jovem, tendo encontrado no podcast uma forma de reforçá-lo. Os criadores consideraram que este seria um meio facilitador da difusão e anunciação da Palavra, a todos os que a procurarem e, que o algoritmo a faça chegar. Até ao momento, a resposta tem sido bastante positiva, pois ao segundo dia, o projeto conquistou o segundo lugar do programa mais ouvido no Apple Podcasts.
Além disso, é relevante destacar que apesar de se tratar de uma iniciativa católica, as EJNS em comunicado à Agência ECCLESIA, afirmaram que este é um projeto que se destina a todos, não tendo nenhum público-alvo determinado. Logo, tanto crentes católicos ou não, como agnósticos e ateus podem ouvir este podcast. O importante é querer tomar conhecimento do que está de facto redigido no livro mais vendido no mundo, e perceber o porquê deste fenómeno.
O conhecimento não ocupa lugar, é o que diz a gíria popular, por isso se tiveres, mais que não seja, um pingo de curiosidade, atreve-te a cumprir este propósito de ano novo, peculiar, mas claramente desafiador.
Por fim, convém salientar que como dito no episódio de introdução, não importa a perfeição de ouvir o podcast todos os dias, até ao fim. Se assim acontecer, então ótimo, continua. Porém, se tal não ocorrer, o importante é voltares a tentar e não desistires deste propósito. A consistência é sem dúvida importante, para deixares levar um dia de cada vez, nestes “+365” que tens pela frente.
Este artigo de opinião é da responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.
Escrito por: Maria Cavaco
Editado por: Rodrigo Caeiro


Deixe um comentário