A arte do cosplay no Lisboa Games Week

Escrito por

O desacordo esteve presente na 10ª edição do Lisboa Games Week entre os dias 20 e 23 de novembro. Um dos grandes destaques do evento foram os cosplayers – pessoas que se caracterizam e se comportam como personagens. O que é o cosplay e como surgiu esta forma de arte? E qual será o papel de eventos como o Lisboa Games Week para os cosplayers portugueses?

O cosplay segue uma ideia de “faz tu mesmo”, ou seja, muitas das vezes são os próprios cosplayers a fazer os seus disfarces. As personagens que ganham vida nestes eventos são, normalmente, de comics, videojogos, animes/mangás, filmes, séries, livros, mas também podem ser de figuras não fictícias. Sim, podes fazer cosplay de D. Sebastião!

A origem do Cosplay

Embora esteja muito associada à cultura pop japonesa, a arte do cosplay como a conhecemos terá surgido em 1939 em Nova Iorque, onde o casal Myrtle Jones e Forrest Ackerman se vestiram como personagens do filme de 1936 “Things to Come”, de William Cameron Menzies, e participaram na primeira WorldCon (World Science Fiction Society). Nesta altura ainda não havia uma palavra para definir esta atividade. 

No Japão, nas décadas de 60-70, já se realizavam convenções de mangá e anime e de ficção científica, onde estudantes universitários se mascaravam das personagens. Contudo, ainda não havia um termo que abrangesse corretamente o espírito do cosplay.

Em 1984, Nobuyuki Takahashi observou a tendência para as pessoas se disfarçarem das suas personagens favoritas na Worldcon em Los Angeles. Quando regressou ao Japão, publicou um artigo para a revista japonesa “My Anime” onde abreviou os termos em inglês “costume” (disfarce) e “play” (interpretação) para “cosplay” (コスプレ). No final da década de 80, a indústria do cosplay especializou-se no Japão.

Artigo de Nobuyuki Takahashi
Fonte: Dangan Magazine

Lisboa Games Week e os cosplays

O LGW permite aos participantes transformarem o evento num “espetáculo de criatividade”. Foi possível ver cosplays de vários universos diferentes: personagens de K-Pop Demons Hunter, Genshin Impact, Villagers, Evokers, Creepers e Enderman de Minecraft, vários DeadPool’s, personagens de Five Nights at Freddy’s, Jujutsu Kaisen, Jojo Bizarre Adventure, Demon Slayer, Star Wars, Stardew Valley, Zelda, Hollow Knight, Pokémon, Sailor Moon… Até cosplays do Batatinha e do Companhia! 

O evento dá a oportunidade aos cosplayers de darem vida aos seus personagens favoritos, conviver com quem também aprecia esta atividade e verem reconhecida a sua demonstração artística. Ali podem ser quem quiserem por um dia. Todos os visitantes, cosplayers ou não, vão ao Lisboa Games Week para terem a oportunidade de jogar o que mais gostam, participar em atividades e concursos e conviver com quem também gosta do universo geek e dos videojogos. 

O Lisboa Games Week é um dos eventos portugueses onde muitos cosplayers têm um palco para exporem a sua arte. Sem julgamentos nem preconceitos. Apenas viver o momento, viver a personagem, viver a arte do cosplay. 

Fontes sobre a história do cosplay: BBC, Kotaku, Matcha JP, Dangan Magazine, Cosplay Portugal

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados. 

Fonte da imagem da capa: Instagram Lisboa Games Week

Escrito por: Íngride Pais

Editado por: Rodrigo Caeiro

Deixe um comentário