O que floresce pelas ruas de Lisboa e arredores? Uma comunidade de amantes de arte que se encontram para desenhar e desfrutar de um bom tempo.
Quando cheguei a Lisboa, cada canto da capital prometia um mundo novo de descobertas. Entre o mar de pessoas, atarefadas, os seus passos assertivos e com propósito, turistas, que deambulam pela calçada com os olhos postos nas fachadas, e tantas outras que fazem de Lisboa uma cidade cheia de movimento, encontrei um cantinho que me convida a explorar a minha criatividade. É sobre este lugar que venho escrever hoje.
O Lisbon Drawing Club nasce da necessidade de contacto, impulsionada pelo isolamento que acompanhou a pandemia. Necessidade, porque podia ser capricho mas não o é, porque o ser humano precisa de ar para sobreviver, mas não vive sem comunidade.
Nas ruas de Lisboa, entre livros e exposições, ao som de música que convida ao deslumbre, faz-se arte. Uma mão cheia de pessoas, indivíduos que podem não se conhecer pelo nome mas de alguma forma reconhecem-se, podem até nem falar a mesma língua, mas pela arte lá se entendem. Um sentido de comunidade, que transcende nacionalidade, idade e género, as diferenças vistas pelo que são, uma oportunidade de partilha. Todos são bem-vindos, nem mesmo inexperiência no desenho te deixa à porta.
“O objetivo do clube é social e comunitário, procuramos criar uma comunidade que se encontra pra desenhar mas também levar o desenho a sítios onde normalmente o desenho não iria” – Citação de Ligia Fernandes, uma das fundadoras do Lisbon Drawing Club, com quem tive o prazer de conversar. Gostava de agradecer à Lígia, Marianne e Margarida pela disponibilidade. Foi enriquecedor, falar com algumas das pessoas que tornam o Lisbon Drawing Club realidade.
O Lisbon Drawing Club proporciona a oportunidade de fazer arte, em espaços dinâmicos, por Lisboa, que viram palco para os diversos modelos que pousam nas sessões. Uma dança entre o espaço e o modelo, que promete inspirar a tua veia artística.
Sessões de desenho, acompanhadas de boa companhia, musica, e acessível, para que não hajam entraves para a tua criatividade. Porque o Drawing Club acredita na arte para todos!
Se não és de Lisboa mas ficaste curioso, tenho boas notícias, o Drawing Club tem sessões em mais localizações, encontra as informações atualizadas nas redes sociais do Lisbon Drawing Club. É lá também que podes descobrir quando é a próxima sessão!
Este artigo de opinião é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.
Fonte da imagem de capa: Facebook, Lisbon Drawing Club, por Nicole Sánchez.
Escrito por: Maria C Borralho
Editado por: Rodrigo Caeiro


Deixe um comentário