Filosofar com humor: Recomendações para pensar na vida com leveza

Ao longo da minha vida escolar, conheci muitas pessoas que diziam não gostar de Filosofia. Que decorar os filósofos e as teorias era uma seca, que não precisavam daquilo para nada e que andávamos a estudar os pensamentos de “alucinados”… mas será que a Filosofia tem que ser assim tão enfadonha?


Talvez seja um caso raro, mas olho para a Filosofia com entusiasmo e curiosidade. Gosto de tentar ver o mundo através de diferentes perspectivas, de experimentar diversas “lentes”. Assim, tomei a liberdade de apresentar a Filosofia com as minhas lentes, trazendo algumas recomendações para aqueles que gostariam de começar a olhar para a mesma com outros olhos. Sei que, na visão de Platão, o nosso mundo é uma cópia imperfeita do mundo das ideias… mas acredito que estas recomendações se aproximam das suas versões “originais” existentes no mundo imaterial.


Se gostas de ler, o livro “A Bebedeira de Kant” de David Erlich é uma excelente opção. Com episódios curtos que nos levam da Filosofia Antiga até à Filosofia Contemporânea, este livro pretende abordar as teorias e filósofos de todos os tempos de uma maneira descontraída e divertida. A escrita leve e o tom humorístico prendem-nos da primeira à última página, fazendo-nos refletir e filosofar sobre temas complexos com um sorriso na cara. Nas palavras do autor, esta é uma leitura de “primavera verão” e, com o outono à porta, nada melhor que um livro que nos dá a mesma sensação de mergulhar no mar num dia de calor.


David Erlich é Professor de Filosofia no Ensino Secundário e tem também um canal no Youtube, de nome “A Tua Filosofia”, onde aprofunda alguns destes temas que são alvo de estudo nos programas do 10º e 11º anos. Estes vídeos foram companheiros fiéis ao longo do meu percurso escolar e são tão geniais que por vezes até me esquecia que estava efetivamente a assistir a aulas gravadas. Fica a dica se quiseres ir um pouco mais além!

Vídeo “#11 – LOUCAMENTE KANT | ui, aproxima-se o exame de Filosofia [season #FicarEmCasa]”. Fonte: Youtube


Passamos dos livros e vídeos para as séries, onde te trago uma recomendação mais antiga, mas igualmente divertida. A série “The Good Place” estreou em 2016 e é, para mim, uma das séries mais geniais que alguma vez foram inventadas. Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) está morta e vai parar por engano ao “Lugar Bom”. Quando diversas catástrofes começam a acontecer no paraíso, Eleanor conta com a ajuda de Chidi Anagonye (William Jackson Harper), um Professor de Ética e Filosofia Moral, para aprender a ser uma boa pessoa. À dupla, junta-se ainda o casal Tahani Al-Jamil (Jameela Jamil) e Jianyu Li (Manny Jacinto), sem esquecer, claro, a assistente vitural, Janet (D’Arcy Carden) e o arquiteto do bairro onde todas as peripécias acontecem, Michael (Ted Danson).


Numa dinâmica divertida e inteligente, a série aborda dilemas éticos e morais profundos, que nos fazem refletir e questionar valores e princípios. Os plot twists são surpreendentes e as interações entre as diversas personagens são absolutamente deliciosas. Os episódios são curtos, mas não te enganes: é quase impossível não veres dois ou três de seguida! Tenho a certeza que rapidamente te irás envolver neste mundo filosófico e que não o quererás largar.

Fonte: Youtube


A Filosofia está em todo o lado e é, muitas das vezes, complexa. No entanto, estas recomendações são a prova viva de que a mesma não precisa de ser austera, que podemos aprender e questionar de forma divertida através do humor.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Fotografia de capa por: Maria Francisca Salgueiro

Escrito por: Maria Francisca Salgueiro

Editado por: Rodrigo Caeiro

Deixe um comentário