Se você é um amante da moda, precisa conhecer a Labwear Studios

Escrito por

Você pode saber tudo sobre o mundo da moda. Mas já parou para pensar em quem fabrica as roupas? A Labwear Studios é uma empresa de manufatura que você deveria conhecer: ela une sustentabilidade, tecnologia, agilidade e qualidade para transformar a forma como a moda é produzida.

(Fonte: Labwear Studios)


Como amantes da moda, conhecemos os nomes das marcas mais desejadas, designers revolucionários, celebridades visionárias e coleções que antecipam tendências. O que poucos de nós conhecem, no entanto, é como essas roupas são realmente produzidas. O processo de manufatura, tradicionalmente caro, demorado e pouco transparente, leva muitas marcas a recorrerem à produção em massa, a práticas pouco éticas e a decisões que sacrificam a sustentabilidade.

No centro desta crise está a fast fashion, representada por gigantes como Shein e Zara. Mesmo com uma maior conscientização do público, o modelo de produção acelerado e descartável segue em expansão, só em 2024, o setor cresceu 10,74% em relação ao ano anterior (Fonte: Uniform Market, 2025).

O problema não está apenas nas tendências que nascem e morrem de forma rápida, mas na lógica de produção: produzir demais, rápido demais, sem considerar os impactos ambientais e sociais. Segundo estimativas do setor, entre 20% e 30% das peças produzidas nunca chegam a ser vendidas e vão direto para aterros sanitários. O desperdício é estrutural.  E a urgência em enfrentá-lo é cada vez maior.

Atacama Fashion Week, campanha de conscientização por Maurício Nahas (Fonte: Marício Nahas)

É nesse cenário que surge a Labwear Studios, uma startup de tecnologia e manufatura sediada na Suíça, com produção em Portugal, que está redesenhando a indústria. A empresa oferece um software que conecta marcas a uma rede de mais de 16 fábricas especializadas, simplificando e acelerando todo o processo da ideia ao produto final, com produção sob demanda, custos mais baixos e práticas mais éticas.

Com a Labwear,  marcas podem produzir lotes mínimos a partir de apenas 50 peças (em comparação aos tradicionais 500), com prazos de produção entre 4 a 6 semanas.  Isto abre caminho para pequenos negócios, designers independentes e novas marcas que, antes, não conseguiam entrar no mercado. O modelo também reduz o desperdício e torna possível uma cadeia de produção mais justa, ética e ágil.

Os fundadores por trás, Nicolas Schierle, Michael Mangold e Samuel Thoma, foram reconhecidos na lista Forbes 30 Under 30 da Suíça. Combinando paixão pela moda, tecnologia e um forte compromisso com a sustentabilidade, o trio criou uma solução inteligente e acessível para um dos maiores desafios da indústria: como produzir roupas de forma eficiente, sem sacrificar ética, sustentabilidade e qualidade. Desde o lançamento, a empresa já colaborou com nomes como Nike e Vogue, alcançando um faturamento de sete dígitos e atraindo mais de 10.000 usuários em sua plataforma de forma orgânica.


Revolucionando o mercado da moda, a Labwear Studios abre caminho para que marcas pequenas possam competir de verdade e se manter no mercado. Quem já refletiu sobre o impacto da indústria provavelmente já pensou: “Preciso parar de comprar na Zara”. Mas entre querer e conseguir, há um abismo: nem sempre é acessível comprar de marcas menores e responsáveis. A boa notícia é que isso está mudando. Com a tecnologia e o modelo da Labwear, produzir de forma ética e sustentável torna-se possível. E, da próxima vez que te perguntarem de onde é aquela roupa, você talvez possa responder com consciência limpa.

Escrito por: Ana Carolina Panz

Editado por: Catarina Soares

Este artigo é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Nota: a autora escreve em português do Brasil.

Deixe um comentário