“desativa o ódio”: a conferência que não podes faltar

Escrito por

No próximo dia 30 de abril, das 15:00 às 18:00 horas, será realizada, no Auditório Óscar Soares Barata (piso 0) do ISCSP, a conferência “desativa o ódio” por alguns alunos do 1.º ano da licenciatura de Ciências da Comunicação do Instituto, no âmbito da Unidade Curricular de Sociologia da Comunicação com a orientação dos docentes Carla Cruz e Raphaël Baptista.

Fonte: Equipa de Marketing do evento

Este evento reflete, principalmente, o tema “Redes Sociais e Discursos de Ódio”, tendo convidados diversos para enriquecer o debate com a participação de cada um. Estão já confirmados cinco diferentes convidados: Pedro Crispim, Soraia Moreira, Juliana Meira, Zé Lopes e Francisco Camacho.

Pedro Crispim é, atualmente, uma das figuras mais influentes na moda nacional, tendo-se formado em Design de Equipamento na Faculdade de Belas Artes. É modelo, consultor de moda, criador do Atelier Styling Project, responsável pela SP Magazine e um dos comentadores oficiais do “Big Brother”, da TVI.  Procura sempre posicionar-se contra os discursos de ódio presentes, essencialmente, nas redes sociais, principalmente por se encontrar bastante ativo nestas.

Soraia Moreira ficou conhecida pelo público após participar no “Big Brother 2020”, do qual saiu como vencedora. Atualmente, está a tirar mestrado em Jornalismo e encontra-se a estagiar na CMTV. Desde então tornou-se uma figura pública e teve de lidar com o impacto de estar sujeita a todo o tipo de comentários e críticas nas redes sociais.

Juliana Meira é psicóloga clínica e diretora da Jmeira (clínica de saúde e bem-estar), sendo profundamente apaixonada pelo desenvolvimento humano. Ajuda as pessoas a desenvolverem habilidades de enfrentamento, autoconhecimento e resiliência para lidar com os desafios da vida da forma mais eficaz e gratificante, promovendo mudanças positivas e significativas. O seu maior objetivo é  permitir que a psicoeducação chegue a todos de forma simples e leve, num discurso de respeito e paz e sem quaisquer discursos de ódio.

Zé Lopes é um jovem profissional apaixonado pela comunicação. É apresentador de televisão no canal V+TVI e comentador oficial dos reality-shows da TVI, além de outras importantes funções que desempenha por trás das câmaras no canal de Queluz de Baixo. Já passou por várias superações ao longo da sua vida e carreira e assume que é, para si, difícil lidar com o destilar de ódio gratuito nas redes sociais. 

Francisco Camacho estudou na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde se licenciou em Direito. Atualmente, é advogado e político português, sendo deputado do CDS-PP na Assembleia da República de Lisboa desde 2014. Apesar de, atualmente, já não ser o presidente, em 2011 aderiu à Juventude Popular, tendo desde cedo assumido responsabilidades enquanto dirigente.

Fonte: Equipa de Marketing do evento

Nesta conferência serão discutidos assuntos pertinentes como as redes sociais e a política, a exposição pessoal e o discurso público, a discriminação e a superação, os impactos psicológicos do ódio online e, por fim, a identidade pública e a saúde mental.

Todos os convidados, com as suas diferentes perspetivas e experiências vão permitir um debate rico e dinâmico sobre as redes sociais e os discursos de ódio, cada vez mais, presentes nestas. Tal como Pedro Crispim afirmou (numa entrevista em Love With Pepper), “O preconceito existe em todo o lado, não está dependente do sítio ou do papel das pessoas na nossa vida, ele está vivo e alimenta se da ignorância, e essa continua a ser a pior pandemia social”. Assim, este tema tem uma crescente relevância, sendo bastante necessário discuti-lo e culminá-lo. No entanto, o mesmo só se verifica com a participação de cada um de nós neste processo.

Haverá, também, coffee break e serão entregues certificados de participação a quem comparecer.

Podes-te inscrever aqui!

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Leonor Oliveira

Editado por: Marta Neves

Deixe um comentário