A Bela e o Monstro: O encanto do teatro português

Escrito por

A peça de teatro musical “A Bela e o Monstro” estreou em Portugal, pelas mãos de Filipe La Féria, a 18 de outubro de 2024.

O clássico intemporal dos contos da Disney, inspirado no famoso filme do cineasta e poeta surrealista Jean Cocteau, a partir do conto homónimo de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont escrito em França em 1740, é o mote do mais recente espetáculo de Filipe La Féria, um dos mais aclamados encenadores portugueses.

Como não podia deixar de ser, o Jornal Desacordo esteve presente na estreia da peça e sentiu de perto a emoção vivida pelas crianças, numa noite de magia e encanto, onde nem os adultos ficaram indiferentes, ao revisitarem memórias da sua infância.

Na entrevista a Filipe La Féria, o encenador não escondeu o entusiasmo e desvendou o motivo para a ligação tão profunda a esta história de amor, que nos relembra que a beleza está nos olhos de quem a vê:

“É uma noite linda porque realizo um sonho que é fazer a Bela e o Monstro, que é um dos filmes da minha infância. Eu quando vi pela primeira vez este filme, eu imitava o Monstro. Portanto, é um sonho de criança que se realiza.

“Nós fizemos este espetáculo em tempo recorde, um mês e poucos dias, mas foi com a alma e o coração que eles [atores, bailarinos e equipa técnica] deram que temos este grande espetáculo que o público vai adorar– confessou.

Cumpre apelar, tal como fez o encenador português no fim da estreia desta peça, que se valorize mais o teatro em Portugal, o verdadeiro talento daqueles que dão vida às histórias em palco, muitas vezes com recursos limitados, mas com uma entrega e paixão inigualáveis. O teatro é uma das formas mais puras de expressão artística, um reflexo da nossa identidade cultural, “por favor, não deixem o teatro morrer”.

A peça, nomeada para os ‘Pumpkin Awards 2024’, continua em palco no Teatro Politeama até ao próximo dia 04 de maio e os bilhetes estão à venda.

“Estão todos convidados e não pensem que é para crianças, é para todas as idades, uma grande superprodução” – destacou, por fim, Filipe La Féria.

Veja as entrevistas em noite de estreia:

Este artigo é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Flávio Sousa

Editado por: José Pereira

Deixe um comentário