MODEL UN: a Assembleia Geral das Nações Unidas chegou ao ISCSP

Fonte: Francisca Salgueiro

No passado dia 5 de fevereiro, o Jornal desacordo esteve presente na sessão de esclarecimento de dúvidas do Model UN, organizado pela UNA Portugal e os Núcleos de Estudantes de Relações Internacionais e de Ciência Política do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

A sessão iniciou com agradecimentos e um breve discurso do presidente do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, Francisco Nunes, que enfatizou a importância de estarmos atentos ao panorama global e a realização deste tipo de atividade no Instituto. Nas palavras do mesmo, “(…) este (o Model UN) será um espaço de debate e formação académica”.

Fonte: Francisca Salgueiro

Mário Parra, Secretário Geral da UNA Portugal, foi um dos convidados presentes. Declarou que a criação da UNA Portugal estava relacionada com a falta de uma associação representativa da ONU no país. Desta forma, também os Model UN eram inexistentes e os que existiam eram realizados “em segredo”, para alunos de escolas privadas. O elitismo privava a presença de muitos bons alunos neste tipo de iniciativas.

Desta forma, a UNA juntou-se à Faculdade de Coimbra e realizou pela primeira vez uma simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas para qualquer aluno da Faculdade. Esta será a primeira vez que o Model UN será realizado noutra cidade do país, pelo que é um privilégio que o mesmo aconteça no nosso Instituto. Um evento realizado por estudantes para estudantes.

A sessão prosseguiu com as intervenções das professoras do Instituto Maria Francisca Saraiva e Isabel Cabrita. Os seus contributos foram de extrema importância, contando com uma breve contextualização histórica desde a criação da ONU em 1945, com a assinatura da Carta a 26 de junho desse mesmo ano. Foi também reforçada a importância do debate internacional, visto que vivemos num mundo em constante mudança: Mundo esse que em tudo nos divide, embora para as Nações Unidas, não haja divisões. Somos apenas pessoas, uma única humanidade.

No que toca à estrutura e funcionamento da atividade, a data do evento ainda não foi divulgada, embora esteja para breve. Com o tema “Novas Tecnologias e Dinâmicas de Conflito: Transformações e Desafios da Era Digital”, os estudantes terão a oportunidade de participar de três maneiras distintas:
– Representantes de um Estado, enquanto delegados (um elemento) ou delegação (dois elementos), onde defenderão os interesses desse mesmo estado nas diversas questões globais. Através do debate e posterior votação, o objetivo é chegar a um consenso no que toca a medidas que possam ser adotadas relativamente ao tema da Assembleia;
– Representantes de uma Organização Internacional, onde poderão dar o seu contributo e defender o seu ponto de vista no final da sessão (não fazendo parte da votação);
– Ser Membro de uma Imprensa, também este um papel fundamental, visto que serão os principais veículos de comunicação.
As intervenções dos estudantes serão cronometradas e poderão ser feitas em inglês. A escolha dos países será feita por sorteio.

No entanto, como referido pelo Secretário Geral da UNA, “O Model UN não termina na sala onde vai acontecer”. Além de possíveis prémios que poderão ser ganhos, o maior deles é, sem dúvida, o conhecimento que será adquirido ao longo das semanas de preparação e, claro, no momento da sessão.

As inscrições estão abertas até dia 27 de fevereiro e qualquer aluno do Instituto pode participar. Todas as futuras informações estarão disponíveis na página do Instagram @iscspmodelun, onde se encontra também o formulário de inscrição.
Esta será uma oportunidade única, que permitirá que os estudantes aprimorem as suas capacidades de representação, diálogo e negociação.

Este artigo é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Francisca Salgueiro

Editado por: Catarina Soares

Deixe um comentário