A atriz brasileira continua a brilhar no palco internacional, conquistando mais um prémio, desta vez da Internacional Press Academy, 20 dias após vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Reforçando, ainda mais, as expectativas na corrida aos Óscares.

Na manhã deste domingo, Fernanda Torres venceu o prémio Satellite na categoria de melhor atriz de drama pela sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, realizado por Walter Salles. A atriz brasileira destacou-se numa categoria competitiva que incluía: Angelina Jolie, Lily-Rose Depp, Nicole Kidman, Saoirse Ronan e Tilda Swinton.
No entanto, a longa-metragem nomeada na categoria de Melhor Filme Internacional, perdeu para “Ondas”, do realizador checo Jirí Mádl.
Fernanda Torres, que vive um momento feliz na sua carreira, distinguida como Melhor Atriz (em filme dramático) na 82ª edição dos Globos de Ouro, realizada na madrugada de 6 de janeiro em Los Angeles, encontra-se também na corrida aos Óscares, nomeada para Melhor Atriz Principal.
“Ainda Estou Aqui”, concorre em duas categorias principais para: Óscar de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, na cerimónia marcada para 2 de março de 2025.
Sobre o que é o filme e onde posso assisti-lo?
O filme remete para o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), baseando-se na história verídica do engenheiro e político Rubens Paiva, sequestrado pela polícia, torturado e morto, e da sua mulher, a ativista Eunice Paiva, que durante 40 anos lutou para descobrir a verdade. O relato foi originalmente contado pelo escritor Marcelo Rubens Paiva, filho de ambos, num livro de memórias publicado em 2015. O objetivo seria expor a opressão e os atos de tortura sofridos pelo pai – cujo o corpo nunca foi encontrado – bem como, exaltar a luta contra a ditadura e capacidade de resiliência da mãe.
A longa-metragem, que conquistou o público internacional, chegou às salas de cinema portuguesas no dia 16 de janeiro, tendo sido o filme mais visto no fim de semana de estreia em Portugal, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Escrito por: Sofia Reis
Editado por: Matilde Bruno


Deixe um comentário