Porto Rico aos olhos de Bad Bunny

Escrito por

Bad Bunny, cantor, artista, lutador de WWE nas suas horas vagas, ativista e, acima de tudo Porto-Riquenho. No passado dia 5 de janeiro Benito Ocasio, mais conhecido como Bad Bunny, lançou o que por muitos já é considerado o melhor álbum da sua carreira: “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”. O lançamento deste álbum não é uma novidade visto que as novas canções desta estreia musical estão por toda a parte nas nossas redes sociais, no entanto, o detalhe que está a escapar aos mais distraídos é a verdadeira mensagem por detrás das letras.

“Os turistas vêm aqui para aproveitar os lugares bonitos, e depois vão-se embora e não precisam de lidar com os problemas que os porto-riquenhos têm que lidar no dia-a-dia”, a frase dita pelo cantor em uma entrevista para a Times foi, em teoria, o pensamento em que se baseou para escrever este seu sexto álbum. Bad Bunny é um forte porta-voz dos problemas que acontecem diariamente em Porto Rico, trazendo um pouco das lutas pelas quais o seu povo passa, para as suas canções.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1TCX_Aqzoo4

Não foi apenas na sua nova estreia que o cantor vocalizou a situação pela qual o seu país está a passar, um exemplo disso é o tema “El Apagón” lançado em 2022, que em português significa “O Apagão”, que faz referências aos constantes cortes de energia que afetam a ilha. No começo da canção, Bad Bunny salienta a influência de Porto Rico nos estilos musicais, nomeadamente o reggateon, e ainda reforça a ideia de que apesar dos desafios enfrentados, produzem-se artistas de sucesso provindos da ilha.

Também através dos temas “TURiSTA” e “LO QUE LE PASÓ EN HAWAii”, o cantor Porto-Riquenho aborda os fatores que causam mais conturbação no país: o turismo em demasia e a apropriação cultural. Com estas letras o cantor exprime o medo e a insegurança dos habitantes do seu país em perderem a sua identidade cultural e as suas próprias habitações, depois de ser feita uma estimativa que afirma que entre 2021 e 2022 cerca de 27.000 indivíduos, provindos dos Estados Unidos da América, deslocaram-se para a ilha.

Através do seu novo disco, Bad Bunny prova, mais uma vez, a importância de pessoas com uma plataforma tão extensa quanto à sua falarem sobre assuntos tão delicados. O cantor utiliza a arte como forma de sensibilizar os demais e, sobretudo, inspirar uma ação. Desta forma, “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” não é somente a nossa nova playlist de músicas favoritas para dançar, mas também uma carta de amor do cantor para o seu país. Uma homenagem e um pedido de ajuda para Porto Rico.

Este artigo é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Margarida Simões

Editado por: Teresa Veiga

Deixe um comentário