O “Young Audience Film Day”, ocorrido no dia 3 de novembro de 2024, foi um grande sucesso que contou com uma entusiasmada audiência. O Jornal desacordo marcou presença neste dia tão especial e por isso, nossa equipa resolveu partilhar a nossa experiência.

Inicialmente, é importante fazer uma contextualização do que foi este dia tão emocionante para a comunidade jovem cinéfila portuguesa.
O Cinema Fernando Lopes da Universidade Lusófona, local onde o evento decorreu em Lisboa, é uma grande homenagem a Fernando Marques Lopes, que foi um cineasta português, um dos realizadores do movimento Novo Cinema, professor e presidente do Centro Português de Cinema. Este importante nome foi mencionado por Gonçalo Galvão Teles, que nos deu a honra de conhecer um pouco da sua trajetória como docente, produtor cinematográfico e pessoa, na apresentação e decorrência do evento.
Este importante dia também contou com a presença da fantástica atriz Francisca Salgado, que foi host do evento e envolveu a audiência com jogos e discussões sobre o filme. A atriz é membro do European Film Club, um clube patrocinado pela European Film Academy com o objetivo de unir jovens de 12-19 anos para assistir, debater e conhecer filmes por toda a Europa. Esta iniciativa desenvolvida pelos mesmos, o Young Audience Film Day, além de promover a cooperação entre vários países e jovens, deu a oportunidade dos cinéfilos presentes de concorrerem para o júri do European Film Awards e também de concorrerem para serem escolhidos para irem representar a categoria de filmes feitos por jovens e para jovens em Lucerna, Suíça. No ano passado, em 2023, a portuguesa Anna Julia Alves apresentou a categoria juntamente com Geordie, de Malta, e Ina, da Polônia, que também são membros do European Film Club no evento que decorreu em Berlim, na Alemanha. Além da Francisca, Anna Julia também foi host do evento e partilhou da sua experiência no clube, assim como mencionou a sua participação no Festival de Cannes em 2024.
A “Animarte” também marcou presença neste dia, trazendo jovens engajados no teatro e na dança para performarem coreografias e soltarem a imaginação com ideias criativas para o vídeo de resumo do evento, que vocês podem conferir ao clicar aqui. Além dos participantes que se inscreveram para assistirem e prestigiarem o dia, também abriram inscrições para participação como entrevistador. Os entrevistadores foram um sucesso e movimentaram o público com perguntas sobre o cinema europeu.
O YAFD na Universidade Lusófona de LIsboa foi um evento recheado de energia positiva e por um claro amor mútuo pelo o cinema.
Foi bastante emocionante observar o forte amor das crianças perante o mundo cinematográfico, a alegria e o entusiasmo com que eles respondiam aos quizzes, sorrisos de uma ponta a outra quando viam a sua cara no video que foi enviado e transmitido na Suíça, a animação das crianças ao ver outras com os mesmos interesses, a cumplicidade que todos os membros da academia tinham entre eles.
O filme observado scrapper (2023), conta a história da Georgie uma menina de 12 anos, que vive sozinha num apartamento em Londres, após a morte trágica da mãe que levou ao regresso do pai. O filme acompanha-nos pela a readaptação e aceitação da Georgie e do Jason na vida um do outro. Foi um filme realmente bastante interessante e emocionante, que levou a uma discussão muito ativa entre todos no evento.
Ademais, agradecemos muito à Academia Portuguesa de Cinema pela grande oportunidade, não só para nós, mas para todos os jovens.
Este artigo é da pura responsabilidade da autora, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.
Escrito por: Anna Julia Alves
Editado por: Catarina Soares


Deixe um comentário