It’s the most wonderful time of the year e, entre o início de dezembro até ao dia de Natal, ou pelo menos até dia 13, os ISCSPianos têm direito a, no seu calendário de advento, muitas avaliações, de variados aspetos e para todos os gostos.
É difícil entrar realmente no espírito natalício no meio de tanto trabalho e stress. Contudo, é importante ter em consideração que, especialmente numa altura de grande estudo, as pausas tornam-se essenciais para evitarmos o burnout. Com isto em mente, seguem-se algumas recomendações (não muitas, porque não há tempo para isso), de filmes que podem ajudar a entrar no espírito natalício, enquanto aproveitamos para descansar e pensar nalguma coisa que não seja estritamente académica.
Harry Potter & the Philosopher’s Stone (2001): Quem nunca quis passar um natal em Hogwarts que atire a primeira pedra (filosofal). Chega o frio e traz com ele a vontade de fazer uma maratona da saga clássica do Harry Potter, mas, como somos estudantes responsáveis, recomendo (oficialmente, porque depois de ver este, é difícil não ver também os outros) o primeiro filme, que conta com o primeiro verdadeiro natal de Harry.

Love Actually (2003) e The Holiday (2006): Nada melhor do que um romcom para nos fazer esquecer os estudos durante um par de horas. A internet diz que há dois tipos de pessoas: as que preferem Love Actually e as que preferem The Holiday. Se ainda não sabes de que lado estás, fica a recomendação de dois filmes clássicos de natal para fazer rir, chorar e amar como se não houvesse amanhã. Enquanto Love Actually acompanha nove histórias que acabam por se interligar através do amor, The Holiday aborda a história de uma inglesa e uma norte-americana, cada uma com os seus problemas amorosos, que decidem trocar de casa durante a época de natal.

The Holdovers (2023): Este filme saiu no ano passado e juntou-se rapidamente à lista de filmes natalícios de muitas pessoas. Acompanha a história de um professor, uma cozinheira e um aluno que são obrigados a passar o Natal juntos na escola, formando uma ligação inesperada e especial. Um filme simples mas impactante, é um dramedy perfeito para deitar o olho durante esta época festiva.

De uma estudante inundada por avaliações para outros, guardem as cartas escritas ao Pai Natal a pedir o 10, enrolem-se numa manta e vejam um filme. Quer seja uma pausa maior durante o lanche, à hora de almoço ou uma recompensa no final de um longo e árduo dia de estudo, um filme é sempre bom para nos ajudar a relaxar. Caros colegas, estamos na reta final! O Natal está a chegar! Vai tudo correr bem. Bons estudos e boa sorte com as avaliações.
Escrito por: Matilde Bruno
Editado por: Pedro Cruz


Deixe um comentário