Apresentação da Lisboa Games Week 2024

Escrito por

A edição de 2024 da Lisboa Games Week foi oficialmente apresentada no dia 20 de novembro na Cupra City Garage, em Lisboa. O desacordo esteve presente para acompanhar todos os detalhes e traz-te as principais novidades que prometem marcar esta edição do evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Cupra City Garage foi o palco escolhido para a apresentação da Lisboa Games Week 2024, que acontece de 21 a 24 de novembro na Feira Internacional de Lisboa (FIL). O pré-evento contou com a presença de diversas personalidades do universo do gaming e do cosplay, influencers e de representantes de empresas que estão presentes nesta edição.

Apresentação da Lisboa Games Week 2024 (Fonte: Margarida Brito | Desacordo)

Os apresentadores da Lisboa Games Week 2024 são Bernardo Candeias e Nicole Concha, que assumiram as rédeas do kick-off com uma energia contagiante. Ao longo da sessão, revelaram os principais destaques da programação, incluindo novos lançamentos, áreas temáticas e experiências interativas que aguardam os visitantes.

Como já é habitual, a LGW conta com o Serviço Educativo, uma iniciativa da Fundação AIP em parceria com a Direção-Geral da Educação. Entre quinta e sexta-feira, diversas entidades, incluindo Sharkcoders, Happy Code, Elemento, Visionarium e Edições Devir, irão realizar ações de formação e atividades dirigidas a alunos e professores de várias escolas do país, com o objetivo de promover o interesse na área dos videojogos, abordando-a sob uma perspetiva mais técnica e focada na programação.

Nelson Sousa, coordenador da área do cosplay, aguçou a curiosidade dos presentes ao informar as grandes mudanças nesta área face a 2023. Uma das novidades mais impactantes será o palco, que apresenta uma estrutura totalmente inovadora, nunca antes vista em Portugal. Este incluirá dois corredores que funcionarão como passarelas, culminando numa área central projetada para performances, equipada com efeitos especiais como fogo e luzes. Nelson apelou aos participantes para partilharem o seu feedback sobre esta nova estrutura no final do evento.

Além disso, outra novidade é a criação do “Moral de Cosplay“, com o objetivo de aplicar o movimento Cosplay is not Consent. Este movimento, presente em diversos eventos internacionais, visa sensibilizar para o respeito no universo cosplay. O espaço oferecerá aos cosplayers, à comunidade e aos visitantes a oportunidade de deixar uma mensagem, promovendo um ambiente de respeito e inclusão.

Mencionou ainda os dois convidados internacionais de cosplay que já marcaram presença em edições anteriores da LGW e estarão novamente nesta edição: Leon Chiro e Elizabeth Range, ambos com um vasto número de seguidores. Destacou ainda que a LGW foi a primeira convenção europeia em que Elizabeth Range participou, em 2019.

Nelson concluiu o seu discurso afirmando que este ano houve o maior número de inscritos nas competições de cosplay, tanto na eliminatória do ICL, no sábado, como no Lisboa Games Week Cosplay Contest, no domingo. Os participantes, com idades entre os 12 e os 56 anos, terão a oportunidade de subir ao palco e mostrar o seu talento.

Ainda durante a apresentação da área do Cosplay, discursaram Sparkle e Ruby, fundadoras do projeto Cosukai dedicado à organização de eventos e atividades relacionadas com o cosplay e com a cultura pop japonesa. A Cosukai está presente na LGW onde tem um Cospital, onde oferece ajuda na reparação dos fatos a todos os cosplayers, uma Tela de Artistas, um Mystery Messages, muitas atividades e prêmios exclusivos.

À conversa com o Desacordo, Sparkle, quando questionada sobre o impacto da Lisboa Games Week na comunidade gamer e do cosplay, explicou que o evento oferece uma oportunidade única para os cosplayers e fãs de videojogos expressarem a sua criatividade, para além de proporcionar um ambiente seguro. Deu o exemplo de que a primeira barreira de comunicação, o “mutual understanding“, é automaticamente quebrada assim que entram neste espaço, pois, ao estarem ali, sabem que têm algo em comum com os restantes visitantes, o que torna mais fácil a comunicação, interação e união entre as comunidades.

Sparkle, com um currículo que inclui competições nacionais e internacionais, como o Cosplay World Masters e o Extreme Cosplay Gathering, foi vencedora da eliminatória portuguesa do International Cosplay League no ano passado, tendo representado Portugal em Espanha, na categoria de solo. Este ano será jurada nas eliminatórias do ICL, que acontecem na Lisboa Games Week.

Sparkle e Ruby (Fonte: Margarida Brito | Desacordo)

O pontapé de saída deu-se com a apresentação de uma novidade exclusiva: o comando oficial da Lisboa Games Week, proporcionado pela Ascendant Goat, empresa europeia com sede em Portugal especializada na personalização de acessórios de jogos para os mercados nacional e internacional.

Bernardo Candeias e Nicole Concha com o Comando (Fonte: Margarida Brito | Desacordo)

A marca que deu o espaço a este kick-off, a Cupra, também marca presença na LGW, oferecendo aos visitantes a oportunidade de realizar test-drives nos seus automóveis. No stand, será possível jogar Forza Horizon 5 em simuladores de realidade virtual e contar com a presença de convidados especiais, como Movemind, que estará no local no sábado, dia 23, entre as 15h e as 17h.

Lisboa Games Week começou no dia 21 de novembro, sendo 24 de novembro o último dia desta feira de celebração da cultura gaming. Vários espaços e atividades como torneios, concertos, talks e mais de cem postos de jogos vão encher os salões da FIL no Parque das Nações. Para mais informações, consultar o site do evento.

Os bilhetes encontram-se à venda no site da FIL.

Cartaz Lisboa Games Week 2024 (Fonte: Lisboa Games Week)

Escrito por: Margarida Brito

Editado por: Pedro Cruz

Deixe um comentário