Victoria Nicole: a “Esperança” portuguesa na Eurovisão Júnior

Escrito por

Hoje, dia 16 de novembro, pelas 17 horas de Portugal Continental acontece, em Madrid, a 22ª edição do Junior Eurovision Song Contest. Victoria Nicole, com a canção “Esperança”, vai representar Portugal no concurso internacional, tendo-nos a nós, portugueses, colocados como favoritos a vencer nos websites de fãs. O palco da Caja Mágica prepara-se para receber vários jovens artistas, provenientes dos 17 países concorrentes.

Victoria Nicole (Fonte: Junior Eurovision)

Quando França resgatou a sua segunda vitória consecutiva com “Cœur”, de Zoe Clauzure (e terceira em quatro anos), não era claro que o concurso internacional continuaria no país. Ainda que na versão júnior da Eurovisão não seja normativo que o país vencedor organize o evento, tem-se tornado prática nos anos recentes que assim seja. Este ano foi, assim, Espanha (segunda classificada com Sandra Valero), que assumiu os comandos do evento.

A votação para apurar o vencedor está aberta em jesc.tv, e assim continuará até ao início do evento. A votação será, assim, on-line e gratuita e acessível em qualquer parte do mundo, até às 16:59 (hora de Lisboa) de hoje. Podemos votar no nosso próprio país e em, obrigatoriamente, mais dois. 

Poderemos estar a assistir ao florescer de uma vitória improvável antes de se conhecerem as canções. Calha bem, pois nuestros hermanos fizeram questão de fazer de Let’s Bloom (Vamos Florescer) o slogan oficial do programa este ano. A vitória portuguesa nunca foi tão anunciada como agora, na competição.

Palco da Eurovisão Júnior 2024 (Fonte: RTP)

Desde que nos estreamos em Bucareste, em 2006, com a canção “Deixa-me Sentir”, interpretada por Pedro Madeira, não conseguimos resultados muito expressivos. A nossa participação mais bem classificada ( com o oitavo lugar) foi a de Nicolas Alves, com “Anos 70”, na edição de 2022, em Erevan, Arménia. Graças a interrupções um tanto ou quanto prolongadas da participação portuguesa, hoje celebramos a nossa 9ª participação.

Victoria Nicole venceu o The Voice Kids em 2024. Tal proeza significou a chance de representar Portugal nesta edição do Junior Eurovision. A jovem artista tem 13 anos e ambiciona ser cantora profissional. Nasceu na Venezuela, o que também possibilitou que se conseguissem ouvir partes da canção em espanhol. A música e letra são da sua autoria. Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco auxiliaram, no entanto, no processo de composição musical.

Victoria Nicole e Nininho Vaz Maia após a vitória da jovem artista no The Voice Kids Portugal (Fonte: Flash!)

Das canções que mais consensualmente se vão apontando como concorrentes ao ouro, aparecem a Espanha, com “Como la Lola”, de Chloe DelaRosa; a Arménia, com “Cosmic Friend”, de Leo, e a Ucrânia, com “Hear Me Now”, de Artem Kotenko.

A votação é decidida em 50% por um júri nacional e noutros 50% pela votação online, que já se encontra aberta. A primeira janela de votações abriu ontem, pelas 17 horas, em Portugal Continental, e assim continuará até às 16h59 do dia de hoje. Após todas as canções serem interpretadas, a votação será reaberta por 15 minutos. Nesta primeira janela de votações, um vídeo de 2min40 tem de ser visualizado com excertos da atuação ao vivo dos participantes deste ano.

Tem-se assistido pelas reações dos fãs e pelos websites que permitem fazer sondagens sobre qual será o vencedor, que a Esperança portuguesa pode muito bem cumprir-se este ano. Tal significaria a primeira vitória de Portugal neste concurso.

Em 2017, na Eurovisão “dos crescidos”, Portugal precisou de um salvador para quebrar o recorde de país que esperava há mais tempo pelo momento de subir ao palco, pela última vez. Em 2024, a Vi(c)tória já está do nosso lado e traz “Esperança”

O Desacordo teve a oportunidade de falar, olhos nos olhos, com esta menina que inspira o nosso país, no que toca a este prestigiado festival. 

Victoria Nicole diz-nos que a melhor parte de representar Portugal na Eurovisão Júnior é o facto deste evento lhe proporcionar esta enriquecedora experiência. Diz-nos que “[…] não é todos os dias que se conhecem pessoas de outros países e de outras culturas […]” e que “esta competição não é só para competir, é também para que sejamos mostrados ao mundo, para nos darmos a conhecer.” Victória é natural da Venezuela, e cantando em português e espanhol, sente que consegue transmitir ambas as culturas através da música: “A música é uma linguagem universal, não importa tanto a língua em que se canta, mas sim o sentimento que se transmite ao cantar”.

Entrevista do Jornal desacordo a Victoria Nicole (Fonte: RTP)

O programa é transmitido na RTP1, RTP Play e no canal de YouTube do concurso (https://www.youtube.com/junioreurovision) e espera por todos nós, portugueses, para contribuir com o nosso voto e com o nosso apoio à nossa talentosa concorrente. Podemos acompanhar os bastidores da nossa Victoria Nicole pelas redes sociais do Festival da Canção, no Facebook, Instagram e TikTok

Escrito por: Cristina Barradas; José Pereira

Editado por: Teresa Veiga

Deixe um comentário