Associados à má sorte, os gatos pretos são alvo de superstições desde a Idade Média. Devido a essa ligação, muitas das vezes são os últimos a ser adotados nos abrigos e, no Dia das Bruxas, são vítimas de rituais e brincadeiras (muito) infelizes. Neste dia 27 de outubro, Dia do Gato Preto, irei explicar onde começaram as histórias em torno dos gatos pretos.

Antigo Egito
Nem sempre o gato preto foi visto como símbolo de azar e infortúnio.
No Antigo Egito, gatos no seu geral eram seres sagrados e até considerados semi-deuses. Eram eles quem protegiam as populações dos escorpiões e das cobras e das doenças disseminadas pelas pragas (ratos principalmente) e também evitavam que estas destruíssem as plantações. Fazer mal a algum gato (sem ser para fins ritualísticos aos deuses) era punível com pena de morte.
Os gatos pretos eram considerados seres ainda mais especiais e honrados, sendo também símbolos de proteção devido à semelhança com a deusa Bastet (também conhecida como Bast), deusa da proteção, fertilidade e amor.. Bastet era representada com cabeça de gato preto e corpo de mulher.

Idade Média
Foi nesta época, na Europa, que começaram a surgir as superstições associadas a estes felinos.
Acreditava-se que eles eram, na verdade, bruxas disfarçadas (denominam-se bruxas como mulheres que sabiam usar ervas para fins medicinais) que durante a noite iam espiar as populações e fazer bruxarias. O comportamento noturno do felino e o facto da cor preta ser associada às trevas, intensificaram esta ideia.
A repressão atingiu o seu expoente máximo quando o Papa Gregório IX decretou que os gatos pretos eram a reencarnação do diabo. A partir daí, a população começou a persegui-los e matá-los. Devido a essa matança, não havia felinos suficientes para defender a população dos ratos e, graças a isso, a Peste Negra propagou-se rapidamente (levando à morte de milhares de europeus).

Atualmente
Ainda há pessoas que, nos dias de hoje, acreditam que os gatos pretos dão azar (apesar de não haver qualquer fundamento científico). Por esse motivo, costumam ser os últimos a serem adotados e os que mais são eutanasiados. Durante o Dia das Bruxas, há quem resolva utilizar gatos pretos para rituais e práticas da época. Por esse motivo, alguns abrigos não autorizam a adoção destes felinos durante este mês.
O dia 27 de outubro é um dos dois dias dedicados aos gatos pretos (o outro é dia 17 de agosto). Nestes dias, os abrigos tentam sensibilizar as pessoas para o facto destes animais não serem símbolos de má sorte, pelo contrário.
Para terminar, vou mostrar-vos que os gatos pretos também são (muito) fotogénicos! Apresento-vos estes felinos fofos que não fazem mal a uma mosca: o Slash Emanuel (o meu gato), o Midnight (gato do Francisco) e a Luna (gata da Jessica):














Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.
Escrito por: Íngride Pais
Editado por: Teresa Veiga


Deixe um comentário