Climate and Social Justice Summit – Não Temos Muito Tempo

Escrito por

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2024, o Climate and Social Justice Summit – Ethical Assembly reuniu pessoas de várias gerações e campos de interesse, em Lisboa, no The Innovation Hub (antiga Fábrica do Pão), para debater a justiça climática e social. Com diversas palestras e atividades, o evento destacou a urgência de ações imediatas para enfrentar as crises globais, consequência das ações humanas. A CEO da Ethical Assembly, Patricia Imbarus, sublinhou essa necessidade ao afirmar no primeiro discurso do evento: “Não temos muito tempo”.

Fonte: Ethical Assembly

Estamos numa Corrida Contra o Tempo

Ben Buckwell, CEO da Global Wind Energy Council, reforçou a ideia, constante durante todo o evento, de que estamos numa corrida contra o tempo e destacou a importância da paz mundial para o sucesso da sustentabilidade. Sem estabilidade e colaboração internacional, as soluções climáticas e sociais dificilmente prosperarão.

Fonte: David Pereira | Jornal desacordo

Os Três Palcos: Canopy, Horizon e Oasis

O evento contou com três espaços distintos, cada um focado em diferentes aspetos da justiça climática e social:

  • Canopy Stage: Voltado para a discussão e exposição de ideias, este palco apresentou também documentários relacionados com sustentabilidade e exibições de arte que enriqueceram o debate e promoveram reflexões profundas. (Como por exemplo, uma discussão sobre o futuro das fontes de energia, protagonizado pelo CEO da Global Wind Energy Council, Ben Buckwell, a diretora nacional da EIT Inno Energy, Andreia dos Santos Fernandes e Isabel Cancela de Abreu, diretora executiva da Associação Lusófona de Energias Renováveis).
  • Horizon Stage: Embora focado nos avanços tecnológicos e demonstrações, este palco também incluiu palestras e debates sobre como a inovação pode contribuir para a sustentabilidade e justiça social, abordando uma vasta gama de temáticas. (Como por exemplo a palestra brilhante sobre a importância da data e das novas tecnologias cruzadas com o futuro da sustentabilidade. Teve como oradora Susana Romão, responsável pelo portfólio de projetos da Vizzuality).
  • Oasis Workshop Area: Focado em workshops teóricos, este espaço proporcionou oportunidades de aprendizagem para os participantes, explorando ideias e conceitos fundamentais sobre a sustentabilidade. (Como por exemplo, o workshop de Cláudia Guerreiro, fundadora do Concious Marketing Movement, guiando os presentes para estratégias de marketing menos agressivas).
Fonte: Ethical Assembly

Networking

O evento, para além de extremamente enriquecedor, deu a oportunidade a todos os que estiveram presentes de se conectarem.

Os oradores e ouvintes puderam partilhar as suas ideias sobre os temas uns com os outros nos espaços abertos, durante os vários intervalos. Assim como, para aqueles que já trabalham no meio, estabelecer novos contactos e estabelecer conexões com atores famosos ou relevantes, no LinkedIn.

Fonte David Pereira | Jornal desacordo

As Nossas “Vozes” Importam

Durante o evento, oradores como Robin Moore, vice-presidente de Comunicação da Re:Wild e Deborah Vochies, CEO da FairWild Foundation, ofereceram sugestões práticas ao Jornal desacordo, para permitir que os jovens universitários comecem a agir:

  • Conectar-se com os ecossistemas locais: Estar em sintonia com a natureza é um passo fundamental para a sua preservação.
  • Ter consciência dos problemas e comunicá-los: Utilizar os nossos meios para aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais e sociais.
  • As pessoas alteram leis, todos contamos: A participação política é essencial para criar mudanças estruturais que promovam a sustentabilidade.
Fonte: Ethical Assembly

A Paz e a Sustentabilidade Andam Lado a Lado

O Climate and Social Justice Summit reforçou que o tempo para agir está a esgotar-se. A paz mundial e a estabilidade são essenciais para o sucesso das iniciativas de sustentabilidade. Com as sugestões práticas de Robin Moore e Deborah Vochies, os jovens podem começar a fazer a diferença agora. Estamos numa corrida contra o relógio e as decisões de hoje determinarão o amanhã. O evento fez também um convite a todos para que se juntem a uma ação de resistência civil em massa pelo clima. Esta decorrerá no sábado, dia 23 de novembro, pelas 15h, na Praça Paiva Couceiro, Lisboa.

Este artigo é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: David Pereira

Editado por: José Pereira

Respostas de 2 a “Climate and Social Justice Summit – Não Temos Muito Tempo”

  1. fantástico 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Gostar

  2. Avatar de Ana Paula De Moura Pereira
    Ana Paula De Moura Pereira

    Muito Orgulho 🫶 David! Adorei a temática. Bravo 👏 Parabéns! Força para os próximos comentários

    Gostar

Deixe um comentário