“Feriado Sangrento”, o que podemos esperar do filme?

Escrito por

“Feriado Sangrento” é um filme que se passa na atualidade e decorre na altura da Black Friday e do feriado Ação de Graças. Estes dois eventos são muito populares nos EUA e o filme mostra um cenário violento, sombrio e antiético dos mesmos. Este darkside do feriado e da Black Friday desencadeia acontecimentos intensos, macabros e claro, sangrentos, ao longo do filme.

Feriado Sangrento ©

O filme passa-se em Plymouth, Massachusetts, onde o dia de Ação de Graças e a Black Friday, coincidentemente, ocorrem no mesmo dia. No inicio do filme podemos ver uma família rodeada de amigos a celebrar o feriado numa casa, aconchegados e a saborearem o clássico peru assado, o jantar tradicional do dia de Ação de Graças. Noutra cena, dentro de um supermercado, já que também é Black Friday, vemos os trabalhadores, um bocado tensos e frustrados por estarem a trabalhar num feriado. Este contraste está bem conseguido, por fazer o espectador refletir sobre o facto de algumas pessoas poderem aproveitar os feriados e estar em família, enquanto que outras não o podem. No exterior está uma multidão furiosa, ansiosa por entrar na loja.

Nessa mesma noite há um motim, que termina num acontecimento trágico, desastroso e inesperado, que desencadeia um seguimento de situações violentas e macabras. O filme acompanha um grupo de 7 amigos Jessica (Nell Verlaque), Bobby (Jalen Thomas Brooks), Ryan (Milo Manheim), Gabby (Addison Rae), Evan (Tomaso Sanelli), Yulia (Jenna Warren) e Scuba ( Gabriel Davenport). Este grupo é muitas vezes contactado pelo xerife da cidade, interpretado por um dos protagonistas da série Anatomia de Grey, Patrick Dempsey, por existir um lunático assassino a aterrorizar a cidade. Esta personagem é bastante macabra e não hesita em nenhuma cena. A sua aparência e postura causam arrepios no espetador. O assassino indubitavelmente é uma personagem que nos deixa de boca aberta e sem reação, o que é um aspeto assustador, bem como divertido.

Feriado Sangrento ©

O filme foi produzido pela Sony Pictures Entertainment e dirigido por Eli Roth, cujo trabalho está maioritariamente ligado a filmes de terror. A longa metragem tem cenas de massacre ao longo de todo o filme, que ocorrem da forma mais macabra possível e durante momentos inesperados. Por outro lado, a ambiência do filme é tensa e faz-nos sentir ansiosos, dá-nos uma certa sensação de agonia, por desconfiarmos que pode acontecer algo horrível a qualquer momento, mas não sabemos exatamente quando e como. Graças a estas características o filme consegue deixar-nos agarrados ao ecrã porque queremos ver o que vai acontecer a seguir. Outro ponto positivo é o facto de existirem poucos momentos parados, há mistério e suspense, dado que a identidade do lunático é desconhecida, mas o filme consegue manter um clima inquieto e dinâmico.

.Para terminar, o filme é para maiores de 18, algo fácil de perceber tendo em conta várias cenas no filme. A narrativa está bem construída, mas o desfecho poderia ter sido melhor concretizado, apesar disso numa visão geral o filme é excitante, misterioso, intenso e divertido. Eu dou um 7/10 ao filme, curiosamente é a mesma nota do IMDb. O filme estreia no dia 30 de novembro nos cinemas.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados. 

Escrito por: Bianca Carvalho

Editado por: Inês Reis

Deixe um comentário