Entre 12 e 22 de outubro decorreu, em Varna, Bulgária, a Competição Europeia por Grupos de Idades (12 a 15 de outubro), o Campeonato Europeu Júnior (18 a 22 de outubro) e o Campeonato Europeu Sénior (19 a 22 de outubro), contando com a participação de 29 grupos portugueses (70 atletas).

Na Competição por Grupos de Idades, dos catorze grupos que competiram, seis foram ao pódio. No escalão de 11-16 anos, o par masculino de Guilherme Silva e Salvador Oliveira, e o par misto de Beatriz Gomes e Martim Rego sagraram-se campeões da CEGI (Competição Europeia por Grupos de Idades). Já no escalão de 12-18 anos, o par masculino de Fábio Beco e Guilherme Matos conquistou o ouro e, ainda, o par feminino de Mariana Antunes e Inês Ataíde, o trio de Inês Nossa, Lara Veloso e Maria Duarte, e o par misto de Marta França e João Carreira conquistaram a prata.

No Campeonato Júnior, a quadra constituída por Tiago Coelho, Jorge Silva, Pedro Ramalho e Afonso Maia alcançou medalha de prata no exercício de equilíbrio, no exercício de dinâmico e no all around (exercício combinado). Também, o trio de Marta Oliveira, Leonor Carreira e Ema Fernandes obteve medalha de bronze no all around e o par misto de Madalena Tomás e André Fiuza obteve também medalha de bronze, não só no exercício de equilíbrio mas também no all around.

No Campeonato Sénior, os grupos portugueses também brilharam. O par masculino de Gonçalo Parreira e Miguel Lopes obteve bronze no all around. Nos trios, Sofia Lopes, Iris Fernandes e Leonor Malho alcançaram o bronze no exercício dinâmico e o trio constituído por Joana Pinto, Eduarda Portela e Carolina Marques alcançou a prata nos exercícios de equilíbrio e all around. Quanto aos pares femininos, Yasmin Rodrigues e Beatriz Carneiro alcançaram o bronze nos exercícios de equilíbrio e all around, e as atletas Maria Marvão e Mónica Lima sagraram-se campeãs no exercício dinâmico. Por último, a quadra formada por João Teles, Viçente Colaço, Gonçalo Sampaio e Rafael Santos conquistou o bronze no exercício de equilíbrio e o ouro nos exercícios dinâmico e all around, fazendo história na ginástica portuguesa: foram o primeiro grupo masculino a fazer soar “A Portuguesa” na categoria de all around.

Note-se que, como cada grupo tem um total de três esquemas (equilíbrio, dinâmico e combinado), tendo em conta que Portugal foi representado em quase todas as finais do Campeonato, o que implica a execução do esquema combinado, a maioria dos atletas teve que competir em dias seguidos e, em alguns casos, duas vezes no mesmo dia.

Assim, com um total de 21 medalhas conquistadas entre os vários escalões, os atletas portugueses destacaram-se e mostraram, para além de força, resiliência e garra, a excecional capacidade de lidar com os nervos e a pressão de competir a alto nível, levando para casa as medalhas e a experiência que representa as inúmeras horas de treino e sacrifícios feitos.
Parabéns a todos os atletas e treinadores que, mais uma vez, demonstraram a excelência da ginástica acrobática portuguesa.
A Federação de Ginástica Portuguesa disponibilizou, na Ginástica TV, de forma gratuita, alguns dos esquemas medalhados:
Pares Séniores: https://www.ginastica.tv/videos/seniores-pares-ce-varna-2023?fbclid=IwAR35WpqrUhN7spjsckn3Sy2ytnBgmx22QQkbgKCiHjOlOKpifPqIb82SfsY
Grupos Séniores: https://www.ginastica.tv/videos/seniores-grupos-ce-varna-2023?fbclid=IwAR1FXpIa0gk7ZNbVRABTdt1Jtltgs_t2gWNSh-SfXotXmKMlS9leu0JWdik
Escrito por: Matilde Bruno
Editado por: Pedro Cruz


Deixe um comentário