Dois Dedos de Música: Salvador Sobral Apresenta TIMBRE

Escrito por

No passado dia 29 de setembro de 2023, Salvador Sobral lançou o seu 4º álbum de estúdio, “TIMBRE“.

Foi nesse mesmo dia que o único cantor português a conseguir trazer a Eurovisão para Portugal, apresentou este disco nos Armazéns do Chiado juntamente com a sua banda, dando-nos um cheirinho das músicas do mesmo e o direito a uma sessão de autógrafos para quem quisesse comprar o álbum em formato físico e conhecer o músico.

Em parceria com Leo Aldrey, Salvador Sobral assina a composição da maioria dos temas inseridos nesta nova obra.

Fonte: Salvador Sobral (Instagram)
Fonte: Salvador Sobral (Instagram)

De acordo com Salvador, podemos esperar um álbum “mais luminoso e solar, alegre e celebratório. Quem sabe até tropical” o que contrasta com o trabalho apresentado no seu disco anterior (bpm), mais pesado em termos de sonoridade e com menos músicas alegres do que conseguimos ouvir em TIMBRE. Ouvimos, como de costume, as influências da formação jazzística do músico português, contudo, neste disco, é notável a presença de ritmos que nos remetem para a música da América Latina, predominante nas sonoridades que nos vão sendo apresentadas ao longo do disco. Salvador Sobral pretende ainda que o público adira a esta celebração afirmando que este álbum tem canções feitas para que as pessoas possam dançar e partilhar esta sensação alegre que o novo trabalho do músico nos proporciona. O disco tem canções em português, espanhol e francês.

Salvador faz, pela primeira vez, neste álbum, uma canção dedicada ao seu dador de coração, que podemos encontrar a fechar o lado A do disco, na quinta faixa. Recordo que Salvador sofria de insuficiência cardíaca, o que o levou a fazer uma pausa na carreira logo a seguir à sua vitória no Festival Eurovisão da Canção, em 2017. Em Dezembro do mesmo ano, foi realizado o transplante necessário para tirar o músico português de perigo.

As colaborações no disco

“TIMBRE” é um álbum com uma panóplia de colaborações com outros artistas. A primeira é nos logo apresentada na terceira faixa do disco com uma canção composta por Luísa Sobral e cantada pelos dois irmãos. Trata-se de “a distância não é lugar”.

Já na sexta faixa, podemos ouvir “de la mano de tu voz” uma homenagem à cantora Sílvia Pérez Cruz. Salvador chama Silvana Estrada para cantar juntamente com ele esta dedicatória à artista de Girona que lançou em abril de 2023 o álbum “Toda la vida, un día”. O trabalho de Silvia Pérez Cruz é muito importante para os dois artistas que dão a voz pela faixa 6 deste álbum.

Silvana Estrada é uma cantautora mexicana que ganhou um Grammy Latino em 2022 na categoria de Melhor Artista Emergente e está novamente nomeada em 2023, mas na categoria de Melhor Cantautora com a canção “Si Me Matan”. Assim como Salvador Sobral, a sua formação passou pela área do jazz. Silvana tem, até hoje, dois álbuns editados e vários sucessos, provenientes, essencialmente, dos EP’s e singles que foi lançando.

A nona faixa de “TIMBRE” (“les eaux qui me gardent”), vem acompanhada com um dueto de Salvador Sobral e Barbara Pravi, segunda classificada no Festival Eurovisão da Canção de 2021 que, desde a apresentação de “Voilà” no certame internacional, tem tido grande sucesso comercial. Esta é também a única canção em francês do álbum, sendo a letra escrita pela mulher do artista português, Jenna Thiam, com quem, juntamente com a filha Aïda, reside atualmente em Paris.

Para chegar à última colaboração deste disco, temos de viajar por toda esta obra até à décima primeira e última faixa, onde descobrimos aquele que é, certamente, o dueto com o artista de maior relevo neste álbum. “al llegar” conta com a participação de um dos maiores músicos da América Latina, Jorge Drexler. O cantor e compositor uruguaio, vencedor de um Óscar e 7 Grammys Latinos junta-se a Salvador para fechar este disco com uma canção que foi, assumidamente pelo cantor português, composta para Jorge Drexler, de quem é um grande fã e por isso, queria ter uma canção que espelhasse o “universo drexeleriano”, como contou à Antena 3.

Silvana Estrada (Fonte: Latina)
Luísa Sobral (Fonte: Visão)
Barbara Pravi (Fonte: Kayhan Life)
Jorge Drexler (Fonte: Globo)
Próximos Concertos

Salvador Sobral já começou a tour de apresentação do seu “TIMBRE“, com vários concertos marcados fora de Portugal, o que confirma as tendências mais recentes na carreira do artista. Salvador vai dar concertos em Portugal, Espanha, Luxemburgo, Suíça, Alemanha e Países Baixos.

Em Portugal, Salvador tem encontro marcado dia 12 de outubro em Ílhavo, na Casa da Cultura; em Lisboa, dia 27 do mesmo mês, no CCB; Na Casa da Música, Porto, a 15 de novembro; a 25 de novembro, em Santa Maria da Feira e a 30 de novembro, em São João da Madeira, na Casa da Criatividade.

Na seguinte imagem, é possível consultar todos os próximos concertos confirmados do artista até à data:

Fonte: salvadorsobral.org
Escolha do Redator

É difícil recomendar apenas uma canção deste álbum. O ideal é ser ouvido na íntegra, contudo, há uma canção que, para mim, merece um destaque ligeiramente maior.

Al llegar” é a minha grande recomendação deste disco. A última faixa de “TIMBRE” transporta-nos para outra dimensão através de uma conjugação de harmonia e melodia que mostram a mestria de Salvador e Jorge Drexler no que diz respeito à composição de canções que nos passem sentimentos de uma forma sincera e natural. Esta canção leva-nos para um local cósmico, como se estivéssemos a viajar pelas estrelas. Ouçam num ambiente calmo e confortável e deixem-se levar ao colo da voz destes dois artistas.

TIMBRE no Spotify

Escrito por: José Pereira

Editado por: Inês Reis

Deixe um comentário