New Development 2023 – a abertura de um novo concurso que pode mudar o rumo da cidade

Escrito por

Na passada terça-feira, dia 10 de outubro de 2023, o Centro Cultural de Belém anuncia a abertura do concurso para a concessão do direito de superfície para construção e exploração de um hotel e área de comércio e serviços, que corresponde aos módulos 4 e 5 do projeto original, por um período de 65 anos. Esta inauguração contou com a presença de Elísio Summaviele, presidente do CCB, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura.

Desde a sua inauguração em 1992 que o CCB é constituído por apenas 3 módulos, entre eles o centro de exposições, espetáculos e reuniões. A abertura do concurso para a exploração destas duas novas áreas teve início em 2018, mas foi encerrada devido ao período pandémico que colocou um travão ao desenvolvimento de diversos projetos no país. É através desta iniciativa que o CCB pretende atrair maiores investimentos para a cultura da cidade, criando uma “nova centralidade” entre a zona de Belém e Ajuda, que poderá vir a contribuir para a sustentabilidade do centro através da circulação de mais pessoas.

Os próximos 50 dias serão cruciais, pois é esse o período que os investidores interessados no concurso público internacional para a construção de um hotel com 161 quartos duplos e um aparthotel com 126 unidades, comércio e serviços, terão para apresentar candidaturas à fundação, segundo o regulamento.

Carlos Moedas teve também um papel fundamental para a concretização deste projeto, referindo a urgência que existe em ocupar espaços abandonados e que enquanto presidente da CML é seu dever “resolver problemas”. Ainda durante o seu discurso falou sobre os novos investimentos que estão a ser realizados na Cultura de Portugal, focando-se nos jovens e nas suas paixões por atuar. Reforça a ideia de partilha de responsabilidade entre autarquias e o Ministro da Cultura para que os esforços continuem. Durante o seu discurso, Pedro Adão e Silva afirma que com este projeto pretendem, para além de inovar e projetar uma nova identidade, terminar com as “horas de pico turístico”, reforçando a ideia de fixação dos visitantes naquela área.

A data de inauguração da nova área de 23 mil metros quadrados está prevista para 2027, sendo que o próximo ano será marcado pela fase de “licenciamentos de projetos de especialidades”, que poderá estender-se ao longo de 3 anos, antes do início da sua construção.

Imagens exteriores da Planta do Projeto
Fonte: Centro Cultural de Belém
Planta do Projeto
Fonte: Centro Cultural de Belém

Artigo escrito por: Adriana Alvim

Editado por: Bianca Carvalho

Deixe um comentário