No dia de ontem, tomou lugar a simulação G20 Summit, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais e o desacordo esteve presente. Na parte da manhã contou-se com as conferências “Protecionismo e os seus riscos” e “Política de Trump”.
Depois de almoço, iniciou-se a conferência “Processos Diplomáticos”, no Auditório do piso dois, que contou com a intervenção do Doutor Rodrigo Knopfli, ex-aluno do ISCSP, licenciado em Relações Internacionais e atual assessor parlamentar para assuntos internacionais.
Esta conferência, que encerrou o dia 1 do evento, focou-se no protocolo diplomático nas fases de negociação e na contextualização da democracia. O Doutor Rodrigo Knopfli referiu que a diplomacia tem como objetivo regular o sistema internacional e que apesar de se confundir diplomacia com a noção de política externa, a “arte da diplomacia é exercida pelos diplomatas”. Escrutinou, ainda, as fases da negociação diplomática e ressalvou que os “negociadores têm de ter uma base e apoio fortes”. Afirmou ser importante que na fase de pré-negociação se evitem escândalos e desenvolveu, também, a noção de agenda diplomática.

Escrito por: Adriana Pedro


Deixe um comentário