Decorreu hoje no auditório Adriano Moreira, no ISCSP, o quarto e último dia do ENAAP 2017. O último dia dos trabalhos ficou marcado pela Cerimónia de Encerramento do encontro, que contou com a presença de três figuras do nosso Instituto e duas de Administração Pública.
Ricardo Lourenço, Presidente do Núcleo de Estudantes de Administração Pública, abriu as hostes com um discurso de agradecimentos a todos os que apoiaram a iniciativa, demonstrado agrado pelo modo como decorreram os trabalhos, referindo-se ao ENAAP 2017 como “um sucesso” marcado pelo objetivo principal da Construção de Pontes, proposto pela organização. Concluiu dizendo: “de Lisboa para vocês mas sem esquecer os nossos”, lema que acompanhou os quatro dias do encontro.
Ao presidente do Núcleo seguiu-se a intervenção da Presidente da Associação de Estudantes do ISCSP, Sofia Domingues. Durante a sua exposição louvou a tomada de iniciativa por parte do NEAP-ISCSP, valorizando-a como uma iniciativa que apela ao crescimento pessoal dos jovens estudantes do ISCSP, ao quais se referiu como pertencentes “ao futuro de Portugal, o futuro do nosso país”. Deixou ainda uma palavra de agradecimento ao NEAP-ISCSP pelo modo como “fizeram desta casa a do resto do país” e referiu que está foi mais uma actividade em que o ISCSP provou que “do passado não se faz o futuro” e que temos sempre a capacidade de nós reinventar no seio do Instituto.
A Presidente da Associação de Estudantes do ISCSP proveitou ainda a oportunidade para apresentar aos alunos de fora um pouco daquilo que é o projeto da AEISCSP, os pilares pelos quais se rege e o apoio oferecido a todas as iniciativas dos núcleos, que considera uma “pedra basilar entre a Direção do Instituto, a Associação de Estudantes e os ISCSPianos”. Concluiu o seu discurso ressalvando a honra ao “ver ISCSPianos a desenvolver este tipo de projetos” referindo que este é o caminho para “um futuro melhor”, relembrando que Administração Pública tem de ser vista como uma área essencial para a construção do mesmo.
Seguiu-se a intervenção do Professor Jubilado Catedrático João Bilhim, que deixou alguns pontos à plateia do ENAAP: um agradecimento à organização pelo convite, no qual abordou o facto de ter estado na génese deste encontro na sua primeira edição; uma breve abordagem aos problemas da Administração Pública no contexto actual e revelou que tem pouca esperança no futuro com o rumo que esta área de estudo tem levado, pelo que é essencial os jovens a reinventarem.
A Dra. Eugénia Almeida Santos, Vice-Presidente da Agência para a Modernização da Administração, apresentou a agência que representa, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que toca a modernização do aparelho burocrático da administração e deixou uma nota para o interesse demonstrado pela organização e pelos oradores que fizeram parte deste evento. Concluiu dizendo que tem esperança num futuro melhor para a Administração, que tem de procurar ser cada vez mais próxima dos cidadãos destacando que para caminhar nesse sentido é necessário abordar os temas das três conferências aqui propostas pela organização do ENAAP.
Como manda o protocolo para concluir as hostes, o Presidente do Instituto deixou também uma palavra aos estudantes do ENAAP. Deu os parabéns a organização pelo modo como “dignificou o Instituto”, relembrou a importância deste tipo de iniciativas e relembrou as “portas permanentemente abertas” do nosso Instituto para acolher este tipo de iniciativas.
Concluiu-se, assim, a cerimónia de encerramento do ENAAP que culminou com a passagem de testemunho para os próximos organizadores. Após a apresentação dos projetos e respectiva votação ficou definido que o Núcleo de Estudantes de Administração Pública de Mirandela será o próximo organizador deste evento que se prepara agora para a XVI edição.
Escrito por: Filipe Lima
Editado por: Rita Rogado


Deixe um comentário