O rapper portuense, Jimmy P, é a cara de uma campanha a ser realizada nas escolas de todo o país, que visa alertar para o problema da violência no namoro dos jovens.
O projeto intitulado “Amar-te e Respeitar-te” é, por definição, um Projeto Pedagógico de combate à Violência no Namoro. Como meio de divulgação do projeto, o artista lançou três temas: “Ficar bem”, “Quando dá errado” e “Como tu”.
No âmbito desta campanha, existe também um livro, com o mesmo título da campanha, que apresenta este drama em três perspectivas diferentes: por um lado, A realidade percecionada pela vítima masculina, com a história “os homens não choram!”; por outro lado, a realidade percecionada pela vítima feminina, com o caso “Quanto mais me bates…”; e por último, a realidade de uma relação de namoro vivida no mundo virtual, com a história “Todos os dias da nossa vida real e virtual!”.
Mas o livro não aborda apenas os temas. Apresenta algumas soluções e conselhos para o mesmo. No seguimento de cada uma das histórias é contemplado um capítulo com “Dicas e Conselhos”, em que se pretende simplificar o problemas, apresentando uma diversidade de tópicos relacionados com a Violência no Namoro, como, por exemplo, os diferentes tipos de violência, o que é uma relação de namoro saudável, que comportamentos adotar para prevenir a violência na realidade virtual ou quais os procedimentos para pedir ajuda ou efetuar uma denúncia.
Este projeto conta ainda com a parceria estratégica com a Associação de Apoio à Vitima (APAV).
Procura-se, assim, através desta campanha dirigida aos alunos dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, alertar e informar para este que é um problema que afecta uma parte considerável dos jovens da sociedade actual.
Mais informações em: https://www.amar-teerespeitar-te.com/
Escrito por: Filipe Lima
Editado por: Rita Rogado


Deixe um comentário